Processo contabil
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JÚNIA DA CÂMARA RIBEIRO DOS SANTOS
PROCESSO CONTÁBIL EMPRESA COMERCIAL
Barreiras-BA
2011
INTRODUÇAO
A Contabilidade, desde seus primórdios, tem procurado adaptar-se à evolução do desenvolvimento das organizações e dos negócios, embora essa evolução não tenha acontecido na mesma velocidade que as atividades econômicas
Diversos pesquisadores têm contribuído para a evolução da Teoria Contábil, podendo-se dar destaque a Hendriksen, Chambers, Sprouse, Moonitz, Iudícibus e Martins.
A identificação e mensuração do Ativo é um assunto extremamente controvertido entre os teóricos da Contabilidade.
1 APLICAÇÃO FINANCEIRA
As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimentos Financeiros, certificados de Depósitos bancários, Letras Hipotecárias, etc.
O valor dessas aplicações classifica-se, no balanço: No ativo circulante:
Entre as disponibilidades, no caso de aplicações em modalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos Financeiros. Como os investimentos temporários, se resgatáveis em prazo vencível até 12 meses após a data de aplicação.
Por ocasião da aplicação efetuamos o lançamento de transferência de numerário da conta banco conta movimento para a conta de aplicações correspondentes ao tipo de aplicação efetuada. A apropriação do rendimento de aplicação financeira deve ser feita observando-se o regime de competência. Assim, na data do balanço ou balancete, se existir saldo de aplicações financeiras a ser resgatado nos períodos seguintes, o rendimento proporcional auferido até essa data devera ser registrado em conta de resultado do período, em contrapartida à conta de aplicação.
2 AVALIAÇÃO DE ESTOQUE