Direito
1) O que pode ser entendido por personalidade?
R: A personalidade é um conjunto biopsicossocial dinâmico que possibilita a adaptação do homem consigo mesmo e o meio, numa equação de fatores hereditários e vivenciais. É um tema chave da psicologia que permite entender as igualdades e diferenças das pessoas em alguns aspectos. A personalidade não é estática ou completamente hereditária e é elaborada construída a partir das vivências, embora fundamentada em fatores hereditários, e tem o papel de adaptar o homem ao meio e permitir que ele se reconheça, seja coerente consigo mesmo.
2) Como foi dito em nossas aulas, a primeira concepção tópica do aparelho psíquico foi apresentada por Freud em 1900. Concepção esta que recebeu o nome de “Primeira Tópica’’ e nele foram distinguidos três sistemas, cite e explique esses.
R: Os três sistemas que foram distinguidos por Freud foi o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. O inconsciente representa os instintos e as pulsões, podendo ser metaforicamente visto como um depósito escuro onde são guardados conteúdos censurados, inaceitável, não admissível. Já o pré-consciente é um sistema que está ligado ao inconsciente e à realidade, compreendendo, metaforicamente, um arquivo em que se encontram informações que podem ser acessadas com um esforço pequeno como, por exemplo, lembrar coisas da infância. O consciente é concebido como órgão sensorial localizado no limite entre os mundos externa e interno, atuando como receptor das informações destes mundos.
3)Defina ego, superego e id.
“Id’’ trata-se a parte impulsional, primitiva e selvagem do psiquismo, sendo totalmente inconsciente. É irracional, ilógico e amoral. Compreende a busca pela satisfação biológica imediata, sem avaliar as conseqüências, corresponde ao principio do prazer. Já o ‘’Ego’’ compreende o conjunto de reações que tenta conciliar os