ESTUDO SOBRE O EGOCENTRISMO/CONSERVAÇÃO DE MASSA
ESTUDO SOBRE O EGOCENTRISMO/CONSERVAÇÃO DE MASSA
1- Introdução
A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento é observado pela sobreposição do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação, ou seja, o ser humano assimila os dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que não está “vazia”, precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente. O processo de modificação de si próprio é chamado de acomodação (Abreu et al, 2010).
Durante os anos escolares, as crianças apresentam um refinamento da habilidade motora, crescimento físico e amadurecimento motor e desenvolvimento amplo do cérebro. As crianças de 03 a 06 anos estão no chamado período pré-operacional que se caracteriza por apresentar algumas limitações cognitivas, tais como: centração, irreversibilidade, foco em estados e não nas transformações, raciocínio transdutivo, egocentrismo, animismo, dificuldade em distinguir aparência e realidade (Carmo, 2011).
As crianças dos 06 aos 12 anos, encontram-se no período operacional concreto, neste momento, as habilidades cognitivas evoluem muito apresentando características como: pensamento espacial, causa e efeito, classificação, seriação e inferência transitiva, raciocínio indutivo e dedutivo, conservação e reversibilidade, número e matemática (Carmo, 2011).
É importante salientarmos que as crianças apresentam variabilidade na manifestação destas habilidades, sendo que muitas vezes, podem estar em uma fase intermediária entre dois períodos. O desenvolvimento que uma criança manifesta, está também relacionado ao ambiente familiar, escolar, social, ou seja, o quanto essa criança é estimulada pelas interações que acontecem com ela.
Conforme o exposto, este trabalho mostra o quanto a observação pode ajudar docentes, pais e cuidadores, a auxiliarem as crianças em