Psicologia Genética Cognitiva
MIEMBROS: AMANDA CLAUAN
JAQUELINE
MARIA JULIA MATHEUS RAFAEL RENAN VALDIRENE
INTRODUÇÃO
UM POUCO SOBRE O SUIÇO JEAN PIAGET
1) Doutor em ciências naturais, foi professor de psicologia, sociologia, filosofia das ciências e do pensamento cientifico.
2) Iniciou seus estudos em biologia aos 10 anos, publicou seu primeiro artigo aos 11 anos e aos 15 já questionava a teoria de Lamarck. Lecionou em varias universidades
3) OBJETIVO DE ESTUDO DE PIAGET
Descobrir como a inteligência se desenvolve especificamente na criança.
E elaborar um método clinico de análise do desenvolvimento.
Jean Piaget elaborou a teoria cognitiva, que teve grande impacto no âmbito da Educação, defende que a formação de cada ser humano é um processo que acontece ao longo do desenvolvimento da criança. O processo divide-se em quatro fases:
1) Sensório-motor (0-2anos)
2) Pré-operatório (2-7anos)
3) Operatório concreto (8-11)
4) Operatório formal (12 ~16)
A Teoria Cognitiva foi criada pelo suíço Jean Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. Essa característica da sua obra a tornou uma das maiores contribuições para a psicologia do desenvolvimento, pois muitos psicólogos incluindo Piaget tiveram a certeza que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças.
Destacamos que as pesquisa por Piaget foi realizada por meio de observação de seus filhos, ele anotava o crescimento dia a dia. De acordo com esta teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em 4 estágios.
1. Sensório-motor:
No estágio sensório-motor, que dura do nascimento até aproximadamente os dois anos de idade, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos que a rodeiam. Esse estágio é chamado sensório-motor, pois o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.