Estudo sobre a Política de Segurança da Empresa Sebrae
Robson Pereira de Andrade 1
Resumo: Um projeto de segurança requer uma análise geral do assunto a ser estudado no qual é necessário uma compreensão da empresa, do seu ambiente corporativo e definições das políticas para atender o funcionamento de todos os seus serviços, tanto interno como externo. O estudo da empresa Sebrae será fundamental para especificar o artigo apresentado, sendo que o objetivo desse artigo é analisar a empresa, encontrar suas vulnerabilidades, avaliar sua política de segurança e apresentar as soluções para que a empresa possa evitar problemas de segurança em seus negócios.
Palavras-chave: Ambiente Corporativo. Vulnerabilidades. Políticas de Segurança.
1 INTRODUÇÃO
A política de segurança da informação é um dos principais instrumentos para se obter a Gestão da Segurança da Informação dentro de uma organização (FERREIRA & ARAÚJO, 2006). Ela é composta por um conjunto de regras e padrões para que seja assegurada a proteção das informações e serviços que são importantes de modo a garantir a sua confidencialidade, integridade e disponibilidade (FERREIRA & ARAÚJO, 2006; MARTINS & SANTOS, 2005; CAMPOS, 2007).
Por isso, a política de segurança de uma empresa é uma implementação complexa e prioritária, necessitando de uma análise detalhada de todos os procedimentos feitos pela mesma, no qual envolvem as instalações físicas, procedimentos operacionais, características do hardware do computador e convenções do software e da programação, entre outros. Hoje em dia, vive-se em uma sociedade que baseia em informações e que exibe uma crescente propensão para coletar e armazenar informações, por isso a necessidade de se ter mecanismos de segurança realmente eficientes. Uma política de segurança de uma empresa pode ser definida como uma proteção de dados contra a revelação acidental ou intencional a pessoas não autorizadas; contra alterações não permitidas; e entre outros