Resenha do texto “Sobre Liderança”
HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor: Os princípios de liderança de o Monge e o Executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
O Autor: James C. Hunter, é consultor da J.D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento, em Michigan nos EUA, onde mora com a esposa e a filha. Com mais de 20 anos de experiência na área é bastante solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários.
Após muito tempo trabalhando junto à diretoria das empresas tentando neutralizar pessoas que pensavam diferente do que elas achavam certo, que mobilizavam outras pessoas, que cobravam seus direitos ou exigiam melhores condições de trabalho, o autor chegou à conclusão de que o problema estava no estilo de liderança e não nos liderados.
Há muitos gerentes preocupados em causar uma boa impressão para o chefe, em vez de se empenharem em fazer a coisa certa para as pessoas que lideram. Eles muitas vezes se preocupam em dar às pessoas aquilo que elas querem, por ser mais fácil e cômodo, ao invés de se preocupar em dar a elas o que elas realmente precisam.
Liderança não é gerencia, pois gerência é o que fazemos para deixar as coisas em ordem. Você não gerencia pessoas. Você lidera pessoas. Liderar também não é ser chefe, pois não é preciso ter um cargo de chefia para conseguir influenciar outras as pessoas a terem mais entusiasmo, mais empenho e mais disposição.
Liderança é uma habilidade, ou seja, é aprendida ou adquirida e não depende de nenhum fator genético para se desenvolver, depende da educação e da aplicação da pessoa, combinadas com seu desejo e ações apropriadas para seu desenvolvimento. Os lideres são feitos, em vez de nascerem lideres.
Como diz o autor do texto, liderança é uma enorme responsabilidade, afinal, pessoas são confiadas aos cuidados do líder, e este deve estar consciente de que há muita coisa em jogo, pois ele interfere diretamente na vida e