Estudo sobre a aplicação da informática no processo de aprendizagem do surdo
ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO SURDO
II – A DELIMITAÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA DA PESQUISA - destacando -se a justificativa e os objetivos²
A delimitação do tema busca a Aplicação de Tecnologias da área de informática, em especial o Processamento de Linguagem Natural (PLN) no processo de aprendizagem da língua portuguesa para crianças surdas em séries iniciais, etapa de alfabetização.
Portanto, o tema escolhido trata da utilização da informática, ou seja, da tecnologia e seus recursos, para diversificar o processo de ensino e aprendizagem de crianças surdas, em séries iniciais.
Há no Brasil, cerca de 350 mil pessoas com perdas auditivas severas ou profundas[1]. Estes indivíduos, dependendo do momento em que a surdez aparece, foi adquirida ou diagnosticada, comumente apresentam possuir dificuldades no aprendizado de uma língua escrita. Isto é evidenciado a partir de estudos, onde é comprovado que a língua de sinais é a língua materna do surdo e que esta possui uma estrutura gramatical diferente de qualquer língua falada ou escrita.
Uma vez que o surdo não aprende a partir da audição a língua do país ou região onde convive, no momento em que é colocado diante desta língua tem a necessidade de realizar uma tradução, isto por que normalmente ele aprende primeiro a língua de sinais.
A proposta é incluir recursos tecnológicos no momento em que o surdo tem o primeiro contato com a língua escrita, caracterizado pelo processo de alfabetização, contribuindo para a diversidade e permitindo que o surdo, de certa forma, participe da inclusão digital, além de proporcionar conhecimento da forma correta de estar repassando suas idéias, experiências, comunicação escrita sem gerar dúvidas ou equívocos.
Este trabalho visa, portanto, realizar um estudo junto à área de Educação Especial, identificando como a informática pode contribuir para a melhoria