ESTUDO SOBRE AS CORES Apostila Titina

4014 palavras 17 páginas
ESTUDO SOBRE AS CORES

A pintura é uma arte, mas pintar é uma técnica. A arte não se prende ao conhecimento científico tão somente, mas ao sentimento e a emoção que vão de encontro à criatividade e percepção do seu tempo. Já a técnica apóia-se nesse sentimento e aprimora-se no exercício do raciocínio.
Para fruir a harmonia de uma paisagem, a beleza de uma figura ou o conteúdo emocional de qualquer cena, o artista não precisa saber o que é a cor e como se origina. Mas para transpor a sua visão, com toda a dimensão da expressão na construção de uma obra enriquecida com sua emoção e criatividade, isso é fundamental.

Vejamos:

Círculo Cromático de CHEVREUL (1853-1932)
As tintas primárias misturadas em proporções iguais dão origem a outras três cores chamadas secundárias. Cores primárias que misturadas em 50% produzem as cores secundárias .
Ou seja: Para CHEVREUL,
Cores primárias: Púrpura (Carmim); Amarelo (Amarelo de Cádmio Médio); Azul Cyan (Azul Ultramar)
Em sua misturas produzem: Púrpura + Azul Cyan = Roxo; Azul Cyan + Amarelo = Verde; Amarelo + Púrpura = Laranja (vermelho)

Cores secundárias – são as resultantes das misturas das primárias (Roxos, Verdes, Laranjas) e são também consideradas cores complementares de suas opostas.
A escala é representada como um círculo dividido em seis setores, cada um com uma cor, dispostos de um modo que o Vermelho fique oposto ao Verde, o Amarelo ao Roxo e o Laranja ao Azul.

Definiu ainda outras seis cores intermediárias:
Vermelho – Alaranjado; Laranja – Amarelado; Amarelo – Esverdeado; Verde – Azulado; Azul – Violáceo; Violeta – Avermelhado.
Formada pela mistura das cores primárias com proporções diferentes, tal como 75% de uma e 25% de outra.

A mistura entre todas as cores primárias e em proporções diferenciadas, acrescidas de Branco também em proporções distintas, produz uma gama incontável de cinzas, são chamados de cinzas cromáticos.
Sem a presença do Branco, teremos o Preto !

Relacionados

  • Resum O Biocel II AP 2
    7590 palavras | 31 páginas
  • Apostila Processamento Do Pescado I
    38561 palavras | 155 páginas