aula DHCP
Definindo DHCP:
O DHCP é a abreviatura de Dynamic Host Configuration Protocol é um serviço utilizado para automatizar as configurações do protocolo TCP/IP nos dispositivos de rede
(computadores, impressoras, hubs, switchs, ou seja, qualquer dispositivo conectado à rede e que esteja utilizando o protocolo TCP/IP).
Benefícios do DHCP:
» Automação do processo de configuração do protocolo TCP/IP nos dispositivos da rede.
» Facilidade de alteração de parâmetros tais como Default Gateway, Servidor DNS e assim por diante, em todos os dispositivos da rede, através de uma simples alteração no servidor
DHCP.
» Eliminação de erros de configuração, tais como digitação incorreta de uma máscara de subrede ou utilização do mesmo númeor IP em dois dispositivos diferentes, gerando um conflito de endereço IP.
Fundamentação teórica do DHCP
Os principais parâmetros que devem ser configurados para que o protocolo TCP/IP funcione corretamente são os seguintes:
» Número IP
» Máscara de subrede
» Default Gateway (Gateway Padrão)
» Número IP de um ou mais servidores DNS
» Número IP de um ou mais servidores WINS
» Sufixos de pesquisa do DNS
Esquema visual
Em uma rede com centenas ou até mesmo milhares de estações de trabalho, configurar o TCP/IP manualmente, em cada estação de trabalho é uma tarefa bastante trabalhosa, que envolve tempo e exige uma equipe técnica para executar este trabalho. Além disso, sempre que houver mudanças em algum dos parâmetros de configuração (como por exemplo uma mudança no número IP do servidor DNS), a reconfiguração terá que ser feita manualmente em todas as estações de trabalho da rede. Por exemplo, imagine que o número IP do Default Gateway teve que ser alterado devido a uma reestruturação da rede. Neste caso a equipe de suporte teria que ir de computador em computador, alterando as propriedades do protocolo TCP/IP, para informar o novo número IP do Default Gateway, isto é, alterando o número IP antigo do Default Gateway para o novo número.