SENAI 1
As sociedades até o século XIX eram predominantemente agrícolas.
Somente após a Revolução Industrial, que teve início com a invenção da máquina a vapor, é que ocorreram mudanças significativas, não só nos processos de produção, mas na sociedade como um todo.
As sociedades dos séculos XIX e XX são marcadas pela agricultura e pela industrialização, mas o século XXI se caracteriza pelo avanço da tecnologia, acesso à informação, mudanças nas relações de trabalho e crescimento da economia informal provocando o surgimento da necessidade de empreender e definindo rumos para o empreendedorismo.
Ao final deste curso, esperamos que você tenha subsídios para identificar oportunidades para empreender, vislumbre vantagens associadas ao empreendedorismo e identifique as características necessárias para alcançar o perfil que incorpore os valores e a sua importância para a realização pessoal e profissional, seja como empreendedor e suas diversas áreas de atuação ou mesmo como colaborador por meio de intraempreendedorismo.
Quantas vezes você ouviu a palavra empreendedorismo, mas não sabia muito bem o que significava? Às vezes pensou até em encontrar uma oportunidade para usá-la em uma conversa com algum amigo ou colega de trabalho, mas ficou em dúvida se seria correto ou não.
Veremos o significado não só para empreendedorismo, mas também de palavras que possuem alguma relação com o assunto.
Empreender está intimamente ligado ao processo de inovação, e para melhor compreender os diversos significados para o termo inovação, apresentaremos sua etimologia ou a origem do termo, que vem do latim innovatio, que significa renovação. O prefixo in tem o sentido de ingresso, movimento de introduzir algo, introduzir novidade, fazer algo novo, fazer algo como não era feito antes.
Segundo o Sebrae, "a palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo". E essa associação do risco à atividade