Senai Dire o Hidraulica 1 1 1
Trabalho Direção Hidráulica
João Victor
Rafael Soares
Matheus
José Augusto
Sumário
Sumário 2
Introdução á Direção 3
Direção Hidráulica 4
Manutenção da Direção Hidráulica 7
Desmontagem 8
Introdução a Direção
A função básica da direção é transforma o giro do volante em um movimento lateral da rodas dianteiras, direcionando a trajetória do volante. No método convencional o motorista faz todo esforço para virar a direção de um lado para o outro. Já a direção hidráulica, se encarrega disso e deixa que o motorista se preocupe apenas com a função de indicar o rumo.
O método mais comum é a direção simples, do tipo pinhão e cremalheira. O pinho é fixado à coluna da direção e quando o motorista vira o volante, ele gira e movimenta a cremalheira. Em consequência, esterca as rodas para a direita ou esquerda. Esse sistema é muito simples, por isso, possui menos componentes e isso representa menos custo.
O segundo modelo mais utilizado é do setor e rosca sem fim, porém, ele já conta com uma quantidade de componentes maior. Esse tipo de sistema é mais adequado para veículos pesados, como ônibus e caminhões.
Direção Hidráulica
A direção hidráulica deixou de ser um artigo de luxo apenas para carros grandes, tendo como principal finalidade diminuir o esforço feito pelo motorista, que passa a comandar a parte mecânica com mais facilidade. Com isso o motorista passa a poupar 80% de força que seria empregada, já que o maior trabalho é feito hidraulicamente.
O sistema é simples, constituído pelo mecanismo da direção, normalmente do tipo pinhão e cremalheira do sistema convencional, mais uma bomba hidráulica, um reservatório de óleo e diversas tubulações de alta e baixa pressão por onde o fluido circula.
Funciona da seguinte forma a direção hidráulica, é um sistema com óleo sob pressão exerce a maior parte do esforço necessário para girar as rodas. A pressão do óleo é aplicada no instante em que o motorista vira o