Produção Textual
Mateus michelon bisognin
Produção Textual Individual
Passo Fundo
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 INTRODUÇÃO À ECONOMIA 4
2.2 HOMEM CULTURA E SOCIEDADE 4
2.3 HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL 5
2.4 MATEMÁTICA FINANCEIRA 5
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho faz um estudo nos conceitos fundamentais de economia e visa responder questões sobre o papel do Estado na economia, os métodos utilizados pelo Estado para controle do mercado financeiro e o desenvolvimento do modelo econômico atual.
Fazemos ainda uma análise conceitual e de como funcionam os juros nos processos de empréstimos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 INTRODUÇÃO À ECONOMIA
A alta carga tributária desestimula investimentos produtivos na medida em que diminui o ganho pessoal do investidor. Faz com que seu trabalho ou suas negociações, como diz o texto, diminuam o bem-estar gerado das partes envolvidas.
O processo de emissão de moeda é falho, pois não se pode simplesmente “criar” dinheiro. O valor do dinheiro é fruto do trabalho ou do esforço dos indivíduos e da sociedade. Se o governo usar dinheiro criado “do nada” para pagar suas dívidas, ele estará usando um dinheiro sem um real valor econômico pois não foi adquirido através de negociações ou de produtividade, e assim estará aumentando a oferta de dinheiro na economia. Com uma quantia maior de dinheiro em circulação no mercado, o dinheiro já possuído pela população acaba sendo desvalorizado.
Como uma dívida está sempre gerando juros e tornando o montante devido cada vez maior, o aumento da taxa de juros faz esse processo acontecer ainda mais rapidamente. Os juros então pressionam o déficit público e, assim, a própria dívida interna.
Os juros ainda causam outro prejuízo importante para o Estado. Ao aumentar a taxa de juros, o governo diminui a atratividade de investimentos. Empresários ficam menos propensos a fazerem