Resum O Biocel II AP 2
7590 palavras
31 páginas
Aula 3-nucleo interfásico1. Quais as vantagens evolutivas do aparecimento do núcleo? R: A separação entre a transcrição e a tradução, a proteção física do material genético, que fica localizado em um compartimento dissociado da maior parte do movimento citoplasmático.
2. Qual a importância da compactação do DNA? (apostila) R : Com a compactação do DNA a célula consegue acomodar e organizar essa molécula dentro do núcleo, caso contrário, ela não caberia lá.
3. O que é um nucleossomo? R: É o arranjo formado pelas histonas H2A, H2B, H3 e H4 que com duas cópias de cada, formam um octâmero ao redor do qual a dupla fita do DNA dá uma volta e meia aproximadamente.
4. O que é DNA de ligação? R: É o DNA que fica entre 2 nucleossomos. 5. Qual o papel da histona H1? R: Manter os nucleossomos mais ou menos afastados, influindo na compactação do DNA.
6. Diferencie eucromatina de heterocromatina. R: Eucromatina é o estado em que o DNA está descompactado e fazendo a transcrição. A heterocromatina corresponde ao DNA no seu estado mais compacto, inacessível às enzimas de transcrição.
7. Você concorda com a afirmação: “O núcleo interfásico tem subcompartimentos, apesar de não ter membranas internas”? Justifique a resposta
R: Concordo, o nucléolo é uma estrutura compartimentalizada que não é delimitada por membranas. Os nucléolos são formados por genes que estão sendo transcritos em rRNA e proteínas ribossomais formando uma estrutura muito eletrodensa. Além do nucléolo, existem outros compartimentos nucleares, como os corpúsculos nucleares ou de Cajal e os grânulos de intercromatina, que também não são envoltos por membranas.
8. O nucléolo é heterocromatina? Por quê? R: Não, o nucléolo é a região onde são sintetizados e montados os ribossomos, sendo assim, ele é transcricionalmente ativo.
O nucléolo é eucromatina, sua densidade resulta de sua intensa atividade de síntese.
A eucromatina é menos compactada que a heterocromatina.
9. Podemos dizer que os genes que