Apostila Processamento Do Pescado I
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Engenharia de Pesca
Laboratório de Recursos Aquáticos LARAq
PROCESSAMENTO (TECNOLOGIA) DO PESCADO I
(MATERIAL DIDÁTICO TEÓRICO)
Edição: 2006
(Setembro/2006)
PROFESSOR EVERARDO LIMA MAIA
FORTALEZA – CEARÁ
2
UNIDADE I – O PESCADO COMO MATÉRIA-PRIMA
A) CONCEITOS BÁSICOS SOBRE PESCADO
A.1) PROCESSAMENTO DO PESCADO – Trata do pescado desde a sua captura até o consumidor final, utilizando técnicas adequadas de manipulação, higiene, beneficiamento, armazenamento e transporte, visando manter o produto em bom estado de conservação para o consumo. A.2) ÁREAS RELACIONADAS AO PROCESSAMENTO DO PESCADO
Para alcançar uma melhor eficiência no PROCESSAMENTO DO PESCADO, que também pode ser chamado de TECNOLOGIA, BENEFICIAMENTO OU INDUSTRIALIZAÇÃO
DO PESCADO, é recomendável associar os conhecimentos em
diversas outras áreas, a
saber:
A.2.1) ENGENHARIA DE PESCA
Tecnologia da pesca : onde faz-se necessário ter conhecimentos sobre métodos e artes de captura do pescado, avaliação dos recursos pesqueiros, biologia da pesca, classificação, fisiologia, anatomia, ecologia, etc.
Aqüicultura : criação de peixes e outros organismos em cativeiro;
Limnologia : compreender a importância da penetração de luz, calor, oxigênio dissolvido,
Demanda Bioquímica (DBO) e Demanda Química de Oxigênio (DQO).
A.2.2) ENGENHARIA DE ALIMENTOS - Desenvolvimento de equipamentos e instalações otimizadas para processamento do pescado.
A.2.3) ENGENHARIA NAVAL - construção de barcos adequados para espécies específicas de pescado, instalações de câmaras frigoríficas e lay-out das artes de pescas.
A.2.4) OCEANOGRAFIA - Conhecimento sobre algumas propriedades da água do mar, tais como, salinidade, temperatura, profundidade, estudo das correntes marinhas, etc.
A.2.5) ECONOMIA – análise dos investimentos, custos, lucros, retorno do capital envolvido na elaboração e comercialização dos produtos processados.
A.2.6) MICROBIOLOGIA –