Estudo realizado em paciente por ferimento de arma branca
DISCIPLINA DE ALTA COMPLEXIDADE I - UTI
Bandeirantes – PR 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
CAMPUS LUIZ MENEGHEL
ENFERMAGEM
DISCIPLINA DE ALTA COMPLEXIDADE I
Estudo de caso referente ao paciente do estagio realizado em UTI
Bandeirantes - PR
Maio – 2013
Estudo realizado em paciente por ferimento de arma branca (FAB)
INTRODUÇÃO
O presente estudo foi baseado no caso de um paciente interno na UTI do Hospital Santa casa de Cornélio Procópio entre os dias 05/05/2013 a 12/05/2013, período em que se desenvolveu a aplicação de teoria e prática de conhecimentos adquiridos durante o decorrer da disciplina. Bem como a elaboração de um plano assistencial, diante da integridade do processo de enfermagem que será apresentado neste estudo de caso, com objetivo de enriquecer o trabalho, realizando pesquisas bibliográficas. O cliente em questão encontrava-se acometido com ferimento por arma branca, foi realizado cirurgia de Laparotomia e drenagem de hemotórax que serão apresentadas no desenvolvimento do estudo.
LAPAROTOMIA
A laparotomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura da cavidade abdominal. É utilizada para exploração da cavidade abdominal para avaliar a extensão da patologia e para identificar outras possíveis patologias não diagnosticadas previamente.
Há seis tipos de classificação desse tipo de procedimento: quanto à finalidade, com relação à cicatriz umbilical, com relação a linha media do abdome, com relação aos músculos retos, quanto à direção e quanto a complexidade. * Quanto à finalidade:
- Eletivas: quando têm um objetivo definido e conhecido;
- Exploradoras: quando o objetivo é definir diagnóstico;
- Via de drenagem de coleções líquidas
* Com relação à cicatriz umbilical:
- Supra-umbilical
- Peri-umbilical
- Infra-umbilical
* Com relação à linha média do abdome:
- Medianas - sobre a linha média:
-