Estudo de caso sobre laparotomia exploratoria
RESUMO
O enfermeiro em seu trabalho cotidiano utiliza-se de tecnologias para o cuidado à saúde de seu sujeito de trabalho. A filosofia da Práxis é uma tecnologia leve para o cuidado de enfermagem e foi utilizada neste estudo.
Sendo assim, este estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como referencial teórico a Integralidade Complexa e que teve como objetivo realizar a caracterização do sujeito, identificar a situação problema e o problema de saúde do sujeito, e por fim descrever os procedimentos de resolutividade de enfermagem a um sujeito acometido por Trauma de Abdome:Perfuração por Arma de Fogo.
I.S.C, 28 anos, masculino, natural de Cuiabá , pardo , tendo como ocupação de serralheiro , alfabetizado.Paciente estava vendo o jogo do Brasil no dia 23-06-2014, e teve uma discussão com um menor de 17 anos, onde o menor estava armado e disparou contra o mesmo, perfurando o epigástrio atingindo o estomago, um rin, e o fígado, saindo pela região lombar. Foi encaminhado até a UPA da morada do ouro onde não tinha medico, e de lá encaminhado até o Pronto socorro de Cuiabá. Paciente passou por uma laparotomia exploratória, sendo que foi realizado Hepatorráfia,Gastrorráfia e Ráfia renal.
Como situação problema identificou-se que o sujeito passou por uma laparotomia exploratória, e em seguida por Rafia em órgãos como estomago, rin e figado.
Os agentes penetrantes determinam suas lesões de forma direta, em função de sua trajetória e das estruturas que atravessa. Tal trajetória é limitada aos órgãos anatomicamente adjacentes à lesão nos ferimentos por arma branca, enquanto que os ferimentos por projéteis de arma de fogo podem apresentar trajetórias diversas, além de provocarem lesões teciduais pela força de cavitação.
Como procedimentos de resolutividade de enfermagem identificou-se como Sujeito o Sr I.S.C, como objeto o Trauma de Abdome, como necessidades de saúde, a necessidade de nutrição e hidratação, a necessidade de