Quem é a geração y? gestão de identidades
Gestão de Identidades
CUIABÁ
2011
2
1. INTRODUÇÃO
Quais os maiores problemas e dificuldades enfrentadas hoje pelas empresas? Problemas como tecnologia, concorrência, clientes, chefes autoritários e colegas invejosos? Estes são alguns dos obstáculos encontrados pela administração empresarial. Outro problema comum a essas administrações envolve os conflitos entre gerações, uma vez que nunca houve tantas pessoas de diferentes idades trabalhando juntas. Isto ocorre devido ao aumento populacional, aumento da qualidade de vida, e falta de profissionais, que ocasionou entre outros problemas sociais, a convivência de várias gerações no mesmo ambiente de trabalho, dificultando assim a gestão de pessoas nas empresas. Esse choque de gerações ocorre pelas diferenças de valores, ambições e pontos de vista divergentes, exigindo uma adequação no processo administrativo.
Estudos demonstram que na União Européia a porcentagem de pessoas que têm de 65 a 90 anos saltará dos 16% (dados de 2000) para 21%, em 2020, ao contrário dos 11% de pessoas entre 15 e 24 anos, identificando uma tendência mundial no mercado de trabalho, até mesmo em países emergentes.
Essa diferença de idade dentro do mercado de trabalho demonstra o momento atual em que diferentes gerações trabalham e convivem nas empresas, cada uma com suas motivações e objetivos, elas são comumente conhecidas como geração X e geração Y.
Sejam quais forem às denominações dadas às estas gerações, precisamos entender, para uma melhor gestão, não só a nomenclatura, mas sim suas diferenças, valores e estímulos.
Dessa forma conseguiremos responder frases ouvidas no cotidiano dos escritórios:
“Eles não têm sentido de ética. São apenas mercenários.”
“Se procura lealdade, compre um cão.”
“Ele quer bônus? Quando eu tinha a idade dele já ficava satisfeito em ter um emprego”.
“Eu tenho vida própria. Não me marque reuniões para depois das 18 horas”.
“Era só o que faltava! Ela entrou há seis meses e