Urgência e emergência
ANA KAROLYNE ABE
ERICA GARCIA
ISABEL SILVA
PERFIL DOS ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU 192
NA CIDADE DE DOURADOS-MS
DOURADOS-MS
2009
[pic]
ANA KAROLYNE ABE
ERICA GARCIA
ISABEL SILVA
PERFIL DOS ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU 192
NA CIDADE DE DOURADOS-MS
Artigo apresentado ao programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Iguaçu, Dourados-MS, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Urgência e Emergência, sob orientação da Prof. Dr. Elisabete Castelon Konkiewitz.
DOURADOS-MS
2009
RESUMO. O objetivo deste trabalho é determinar o percentual e as características de sexo e idade dos pacientes atendidos pelo SAMU de Dourados, com ferimento por arma branca (FAB) arma de fogo (FAF) e acidentes automobilísticos. Após análise de uma planilha elaborada para a pesquisa, observou-se que 7% dos atendimentos foram por FAB, 9% por FAF e 83% se envolveram em acidentes automobilísticos, sendo a maioria homem (mais de?%), adultos jovens (2ª e 3ª década).
Palavras-chave: ferimentos por arma branca, ferimentos por arma de fogo, atendimento de emergência, violência.
Introdução
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é um serviço de atendimento aos cidadãos acometidos por agravos agudos à saúde, envolvendo atendimento clínico, psiquiátrico, cirúrgico, trauma, obstétrico e ginecológico, que utiliza telefonema gratuito ao número 192, de uso exclusivo das centrais de regulação médica, que após, atendimento, identificação da chamada, avalia-se o nível de atenção que quando julgados pelo médico regulador, comunica aos técnicos, enfermeiros e médico o tipo de ambulância e suporte que deve ir ao atendimento, após chegada no local, avalia-se a necessidade de outros serviços, realizando, portanto um atendimento de forma rápida,