ESTUDO DOS SURDOS EM EDUCAÇÃO
ORALISMO
CONCEITO
CARACTERÍSTICAS
OBJETIVO
É uma abordagem que visa à integração da criança surda na comunidade ouvinte, enfatizando a língua oral dos pais (Goldfeld, 1997).
Caracteriza-se e enfoca na leitura labial, suas técnicas, seus pontos positivos e negativos seu uso frequente por parte daqueles que com comprometimento auditivo. Ter a capacidade de ler os lábios implica uma gama de fatores como: ter que acompanhar os movimentos labiais do interlocutor suas expressões faciais, gestos das mãos, corporal para que haja um entendimento por parte do sujeito surdo, é que na maioria dos casos, não se atingi algo em torno de cem por cento de compreensão.
Objetivo é fazer a reabilitação da criança surda em direção à normalidade, negando a surdez e enfatizando a aquisição da fala.
COMUNICAÇÃO TOTAL
CONCEITO
CARACTERÍSTICAS
OBJETIVO
É uma filosofia que incorpora as formas de comunicação auditivas, manual e orais.
Entende o surdo como pessoa e não como portador de patologia médica, e a surdez como um fenômeno com significações sociais.
O objetivo é entender o surdo como uma pessoa, e não alguém como portador de uma patologia médica, a surdez é vista como um fenômeno com significações sociais.
BILINGUISMO
CONCEITO
CARACTERÍSTICAS
OBJETIVO
O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país.
Não podem ser produzidas simultaneamente, e tem a intenção de levar o surdo, a se apropriar, primeiramente, da língua de sinais e depois a aprender a língua majoritária do país na modalidade escrita.
É capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e