Libras
POLO DE APOIO PRESENCIAL GUIACURU
CURSO PEDAGOGIA
DISCIPLINA LIBRAS
ADIELE DA SILVA, RA: 378391
GESIANE B. DUDU, RA: 376221
IZABEL CRISTINA SILVA, RA: 365330
LIGIA Mª FUCHS, RA: 62927
PAULA PATRICIA FERREIRA, RA: 385827
RELATORIO FINAL SOBRE A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA PRATICA DOCENTE.
TUTOR A DISTANCIA
Prof.ª Dra. LILIAN CRISTINE RIBEIRO NASCIMENTO
CAMPO GRANDE-MS
16 DE NOVEMBRO 2012
Introdução
Na realização desse trabalho estaremos conhecendo o processo de ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais na prática docente.
Dando á ênfase na formação de profissionais críticos, o que pode gerar a oportunidade de produção de materiais para além das vivências acadêmicas, ao retratar um espaço múltiplo e complexo permeado por relações entre diferentes indivíduos, nas diferentes concepções de vivências.
Para refletirmos sobre as fundamentações da educação de surdos atual, não há nada melhor do que fazer um breve passeio pelas raízes da história de surdos.Conhecer a história de surdos não nos proporciona apenas a ocasião para adquirimos conhecimentos, mas também para refletirmos e questionarmos diversos acontecimentos relacionados com a educação em várias épocas. Por exemplo, por que atualmente, apesar de se ter uma política de inclusão, o sujeito surdo continua excluído? Você já parou para pensar e/ou pesquisou algo sobre o povo surdo e as suas comunidades? Não? Nesta disciplina você irá refletir sobre algumas apreciações referentes nas unidades que são de significativa importância não só para a compreensão do conhecimento histórico, mas também para percorrermos com diferentes ‘olhares’ acerca da história de povos surdos.
O alvo principal que norteia as discussões no transcurso das unidades é o movimentos surdos, comunidades surdas, fontes históricas, pedagogia surda, memórias surdas e outros artefatos culturais. O que quer dizer isto? Quer dizer que, dependendo dos contextos da história em que