ESTUDO DO ÓLEO DIESEL
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
DE
PETRÓLEO E GÁS NATURAL
JOANA VASCO MIGUEL
ÓLEO DIESEL
RIO DE JANEIRO
2012
JOANA VASCO MIGUEL
R.A:201101555734
ÓLEO DIESEL
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de
Controle de Qualidade do Petróleo como parte da avaliação referente ao 40 período.
Professora: PhD.ª Valéria Dutra
RIO DE JANEIRO
2012
RESUMO
O óleo Diesel é um combustível derivado do petróleo, constituído basicamente por hidrocarbonetos, o óleo diesel é um composto formado principalmente por átomos de carbono, hidrogênio e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio e selecionados de acordo com as características de ignição e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. É um produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico.
O óleo diesel é utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão
(motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicações, tais como: automóveis, furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte, locomotivas, navios e aplicações estacionárias (geradores elétricos, por exemplo).
O óleo diesel S500 (teor de enxofre ate 500 mg/kg) foi lançado pela Petrobras, em maio de 2005,para comercialização nas regiões metropolitanas dos estados do Rio de Janeiro,
Minas Gerais e São Paulo. Agora, o combustível também e comercializado nas demais regiões metropolitanas do País, e de acordo com a resolução no 15/2006, da Agencia
Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Já o óleo diesel S2000 veio para substituir o óleo diesel Interior com 0,35% em massa de enxofre, máximo.
SUMÁRIO
Introdução...................................................................................................1
Formas de obtenção do óleo diesel e os impactos sobre a qualidade final do