contabilidade
1. CONCEITOS E CAMPO DE AÇÃO
CONTABILIDADE DE CUSTOS – É uma técnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços.
ATIVIDADES EMPRESARIAIS – As atividades empresariais mais comuns são: comercial, prestação de serviços e industrial.
Comercial – Liga a produção ao consumo. É o meio pelo qual se viabiliza todo o fluxo de mercadorias entre produtores e consumidores.
Prestação de serviços – Se caracteriza pelo aparecimento do componente humano, denominado “esforço”.
Industrial – Se caracteriza pela produção de algo novo, ou seja, pela transformação de matérias-primas em produtos prontos para serem consumidos.
CUSTO INDUSTRIAL – Compreende a somatória de todos os gastos com materiais, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação aplicados na produção de outros bens materiais. 2. SURGIMENTO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS JUSTIFICATIVA – Necessidade de um controle mais efetivo sobre os valores a serem atribuídos aos estoques de produtos na indústria e necessidade de tomada de decisão quanto ao que, como e quando produzir.
Auxilia na determinação dos custos dos fatores de produção, dos custos de determinado setor da empresa, no controle e observação de desperdícios, horas ociosas de trabalho, equipamentos mal utilizados, quantificação exata da matéria-prima utilizada, etc.
3. COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO
Os componentes do custo industrial podem ser resumidos em três elementos:
a) Material direto aplicado – MD (matéria-prima, material secundário e embalagem)
b) Mão-de-obra direta – MOD (salários e encargos sociais)
c) Custos indiretos de fabricação – CIF (demais gastos fabris) 4. TERMINOLOGIA EM CUSTOS INDUSTRIAIS
Custos – São gastos (ou sacrifícios econômicos) relacionados com a transformação de ativos. Exemplo: consumo de matéria-prima ou pagamento de salários da área de produção.
Despesas – São gastos que provocam a redução do patrimônio. Exemplo: impostos ou comissões de vendas.