Estudo sobre os efeitos genotóxicos de águas contaminadas por óleo diesel em Danio rerio Teleostei Cyprinidae

4245 palavras 17 páginas
Estudo sobre os efeitos genotóxicos de águas contaminadas por óleo diesel em Danio rerio (Teleostei,
Cyprinidae).
Study on genotoxic effects of water contaminated by diesel in Danio rerio (Teleostei, Ciprinidae).
*Mauricio Sousa Campos
**Fábio Mesquita do Nascimento
Resumo
Vazamentos de petróleo e de seus derivados são fontes comuns de contaminação do ambiente aquático, o que justifica o desenvolvimento de métodos de biomonitoramento para esse tipo de impacto ambiental. Nesse contexto, o presente trabalho se propõe a avaliar, por meio do teste do micronúcleo, o impacto genotoxicológico do óleo diesel sobre o peixe paulistinha (Danio rerio). Para a realização dos ensaios, foi obtida a fração hidrossolúvel do óleo diesel comercial, posteriormente diluída em água desclorificada na proporção de 1:1. Os peixes foram expostos a essa solução em testes de toxicidade estáticos agudos de 24, 48 e 96 horas. Para cada grupo de exposição, foi montado um grupo controle equivalente em água sem contaminante. Após eutanásia e punção branquial de cada peixe, coletou-se sangue para confecção de lâminas de esfregaço fixadas em metanol 100% e coradas com Giemsa 10%. Sob microscópio óptico, em aumento de 1.000x, analisou-se 1.000 eritrócitos por lâmina. Os dados foram analisados estatisticamente pelo teste exato
®
de Fisher com o auxílio do programa Minitab . Os peixes expostos à solução de óleo diesel por 24, 48 e 96 horas apresentaram uma quantidade significativa de micronúcleos em seus eritrócitos (p < 0,05).
A exposição de 24 horas gerou um porcentual de 0,45% de micronúcleos, a de 48 horas gerou 0,31% e a de 96 horas resultou em um porcentual de 0,39% de micronúcleos. Esses resultados atestam o poder genotóxico do óleo diesel e sugerem que o Danio rerio possa ser útil no biomonitoramento de ambientes aquáticos contaminados por óleo diesel.

Palavras chave: Micronúcleos; Óleo diesel; Danio rerio.
Abstract
Oil’s leaks and its derivatives are common contamination sources of the

Relacionados