Metrologia em Biocombustíveis
Óleo Vegetal em Motores Diesel
Marcela Atala Coutinho (marcela_atala1997@hotmail.com)
Curso Técnico em Metrologia
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro
Lamoc- Laboratório de Motores e Combustíveis
Resumo: Este artigo tem a finalidade de apresentar uma pesquisa sobre “A avaliação da utilização de óleo vegetal em motores diesel” que tem um grande apelo social, visto que o mesmo pode ser utilizado como combustível em comunidades remotas onde há a dificuldade de transporte de combustíveis. As pesquisas conduzidas na área buscam melhor eficiência na utilização deste produto para que o seu desempenho seja similar ao óleo diesel.
I.
INTRODUÇÃO
Atualmente são utilizados em motores os combustíveis fósseis (não renováveis). E que quando queimados, causam prejuízos à atmosfera. Logo, a sociedade corre um grande risco ambiental com a emissão da queima desses combustíveis e socialmente com seu esgotamento e para que isso seja amenizado, adaptar os motores que utilizam combustíveis fósseis para o uso de bicombustíveis é uma grande solução.
Biocombustíveis são fontes de energia renováveis, obtidos através da cana-de-açúcar, do milho, de oleaginosas, dentre outras fontes. E o bicombustível como o biodiesel está tomando um grande espaço na sociedade pelo efeito de permitir a ciclagem do gás carbônico. O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos como o de transesterificação. O biodiesel substitui totalmente ou parcialmente o óleo diesel em motores ciclo diesel automotivos ou estacionários. Pode ser usado puro ou misturado ao diesel. Mesmo para obtenção deste bicombustível é necessária uma série de etapas, conforme mostrado na figura 1. O uso de óleo in natura como combustível é uma possibilidade que vem sido estudada. Na verdade, o primeiro motor de ciclo diesel era movido a óleo vegetal. O óleo vegetal tem diversas