BARREIRAS TÉCNICAS AS EXPORTAÇÕES

7258 palavras 30 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – LINHA DE FORMAÇÃO ESPECIFICA
EM COMÉRCIO EXTERIOR

BARREIRAS TÉCNICAS AS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS: UM ESTUDO JUNTO AS AÇÕES REALIZADAS PELO INMETRO

CRICIÚMA
2013

BARREIRAS TÉCNICAS AS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS: UM ESTUDO JUNTO AS AÇÕES REALIZADAS PELO INMETRO

CRICIÚMA
2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

O cenário econômico mundial esta em constante crescimento e evolução, diante deste contexto as grandes nações vem implementando reformas de políticas econômicas com o intuito de se inserir ou ampliar sua participação neste cenário.
Os países buscam expandir suas atividades comerciais para internacionalizar sua produção e abrir as fronteiras para as economias em desenvolvimento, mas, paralelamente a isso buscam preservar sua economia interna, utilizando-se de diversas formas de protecionismo tais como obstáculos, exigências técnicas e tarifas.
Neste cenário de proteção ao mercado interno uma forma de protecionismo vem se destacando pelo fato de impedir ou retardar as exportações, são as chamadas barreiras técnicas (INMETRO, 2009).
Tais barreiras podem ser entendidas como uma pratica comum dos governos de aplicar regras sobre regulamentos e normas técnicas dos bens produzidos internamente e sobre os importados, objetivando assim garantir padrões de qualidade e segurança, proteção ao meio ambiente e a saúde dos consumidores (THORSTENSEN, 2001).
O Brasil vem participando ativamente de fóruns sobre as questões que envolvem barreiras técnicas, dentre eles na Organização Mundial do Comércio (OMC), nas negociações sobre a formação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e da área de livre comércio entre MERCOSUL e União Europeia (INMETRO, 2013).
Com o intuito de eliminar gradativamente as barreiras técnicas e reconhecendo a importância destas para o fluxo do comércio exterior, os países

Relacionados

  • Relações comerciais entre brasil e china
    16686 palavras | 67 páginas