Desempenho dos diferentes tipos de biodiesel
André Agner Souza Luz(1) & Nathan Maciel Portes(2)
(1) Graduando em Engenharia Mecânica, UTFPR – Câmpus Ponta Grossa;
(2) Graduando em Engenharia Mecânica, UTFPR – Câmpus Ponta Grossa. Resumo - Com o crescimento da produção de biocombustíveis para motores, é necessário avaliar quais são os melhores tipos de biodiesel para obter-se um desempenho e rendimento mais favorável e que gere menor custo e menos poluição. Nos testes de desempenho, foram analisadas cada uma das amostras com diferentes porcentagens de biodiesel e diesel puro na composição final, observando qual tem melhor desempenho e rendimento. Em relação ao consumo, somente a mistura de óleo de soja e oliva obtiveram resultados melhores do que o diesel puro(B0), tornando-se a mais rentável. Já na parte de desempenho, todas as misturas tiveram perda de potência nos motores, sendo que única significativa foi a de óleo de girassol, as outras podem ser desprezadas.
Palavras-chave: misturas de biodiesel, diferentes tipos de óleos vegetais, desempenho de motores a biodiesel.
1. INTRODUÇÃO
O uso de motores movidos a biodiesel é frequentemente estudado por especialistas da área, como COSTA, 2012 e CASTELLANELLI, 2008, pois a utilização de motores movidos a diesel puro gera muita poluição atmosférica e a matéria prima é finita.
Com o crescimento da produção de biocombustíveis para motores, é necessário avaliar quais são os melhores tipos de biodiesel para obter-se um desempenho e rendimento mais favorável e que gere menor custo e menos poluição[1].
Assim sendo, este estudo tem como finalidade definir qual tipo de mistura de biodiesel tem melhor desempenho nos motores, verificando a procedência e porcentagem de óleo diesel puro contido em cada mistura.
Nos testes de desempenho, serão analisadas cada uma das amostras com diferentes porcentagens de biodiesel e diesel puro na composição final, e assim observar qual tem