Estudo Do Plano Diretor De Curitiba
Curitiba/PR
Elaborado pelas alunas do curso Técnico em Desenho da
Construção Civil;
Jaiane Dayci Silva, RA:1400010693
Alessandra Sayuri, RA: 1400021163, do matutino da instituição de Ensino Uniderp/ Campo Grande - Matriz
O que é?
A Lei do Plano Diretor define a função social da cidade e da propriedade urbana, além de organizar o crescimento e o funcionamento do município. Consiste em um pacto sociopolítico da sociedade em direção a uma cidade mais humana, participativa, inovadora, inclusiva, funcional, sustentável e que ofereça qualidade de vida para a população.
A última revisão do Plano Diretor de Curitiba ocorreu em 2004, a revisão do Plano Diretor deve ocorrer a cada 10 anos, logo se iniciou em 2014.
Na Constituição Federal artigo 183 e 184, estabelece como deve ser feito a política urbana de todo país.
E Planejamento Urbano?
O planejamento é um instrumento que tem por finalidade resolver ou antever racionalmente algum problema por meio da previsão ordenada de ações estratégicas. O planejamento é processo contínuo que pressupõe a realização de várias atividades prévias e preparatórias à deliberação política, como o levantamento de dados, diagnóstico da realidade, elaboração de alternativas e propostas, e avaliação de custos e benefcios.
Plano Curitibano
Elaborado pelo engenheiro Alfred Agache.
Fundamentou sobre o tripé Transporte Coletivo/
Sistema Viário/ Uso do solo, buscando a interação das estruturas fsicas e funcional da cidade direcionando seu crescimento de forma linearizada.
Segundo o censo 2010 do IBGE, a cidade de Curitiba tem 1.751.907 habitantes
No total, a cidade tem 22 parques espalhados por todas as regiões, com atrações diversas. Somados a 15 bosques e mais de mil praças e jardins, são quase 25 milhões de metros quadrados de área verde.
A malha urbana de Curitiba, é a fechada ortogonal. E em alguns bairros é a malha não ortogonal. O planejamento do sistema viário foi concebido com o