TRABALHO DE GEOGRAFIA
A indústria alimentícia é considerada a indústria mais importante do país, ocupando o 1º lugar em número de estabelecimentos, pessoal ocupado e em valor de produção.
A indústria alimentícia é o berço da industrialização brasileira e de parte expressiva do empresariado nacional de grande porte. Só estes dois fatos seriam suficientes para mostrar a importância desta indústria para a economia brasileira, mas a evolução deste negócio é ilustrativa da experiência capitalista e empresarial no Brasil no século XX. A indústria de alimentos estimula inovações em toda a cadeia agroalimentar, tais como nos produtores de matéria-prima (agricultura), no setor de embalagens, na distribuição atacadista e varejista, e em indústrias de bens de capital. Atualmente, as empresas agroindustriais no Brasil encontram-se numa posição em que os recursos tecnológicos passam a ser fundamentais para que elas possam enfrentar os desafios da competição nacional e internacional. Isso porquê a abertura comercial não só trouxe novas oportunidades de mercado no exterior, mas também facilitou a presença de competidores estrangeiros no país.
Indústrias de bens de consumo
Indústria de bens de capital ou bens intermediários. A principal função dessas indústrias é equipar indústrias de todos os tipos: elas produzem máquinas,ferramentas, autopeças e outros bens. Localizam-se próximo aos centros de consumo, isto é, em grandes regiões industriais.
Indústrias de bens de consumo (leve)
Estão mais ligadas ao mercado consumidore à oferta de mão-de-obra, por isto estão mais dispersas espacialmente. O destino de sua produção é o grande mercado consumidor (população em geral). Temos