Estudo do Livro "A identidade cultural da pós-modernidade"
ESTUDO SOBRE O TEXTO:“A identidade cultural da pós-modernidade” de Stuart Hall
Belo Horizonte
2014
Após a leitura do livro, é possível concluir que:
No livro o autor analisa os conceitos de identidade ao longo da história. Para isso ele conceitua três diferentes concepções acerca da identidade: a do sujeito do Iluminismo, do sociólogo e do pós-moderno.
Ao longo do ensaio, Stuart Hall relaciona as mudanças culturais ás mudanças da identidade entre os indivíduos.
O sujeito do Iluminismo se caracteriza por uma identidade individualista. Ou seja, o individuo nasce e permanece com sua essência ao longo da vida, independente das relações sociais desenvolvidas ao seu redor. Sua capacidade de consciência, pensamento e ação são imutáveis.
A identidade do sujeito sociólogo é moldada de acordo com a sociedade em que vive. Apesar de ainda possuir um núcleo individual, as mudanças sociais e comportamentais influenciam no seu modo de agir e pensar.
As mudanças culturais do final do século XX trazem a tona o conceito de sujeito pós-moderno. Para tal individuo, não existe uma identidade fixa (como o sujeito do Iluminismo possui) que se altera de acordo com a sociedade (como o sujeito sociólogo). Ele muda de identidade de acordo com o meio cultural em que vive. A ideia de identidade fixa passa a ser considerada fantasiosa.
A globalização tem um importante papel no processo de transição entre o sujeito sociólogo e o sujeito pós-moderno. Com as novas relações sociais entre diferentes partes do globo e as mudanças no conceito de tempo e espaço, há a chamada “crise de identidade”. Além disse, leva á descontinuidade social já que não há um centro de poder. Tal fato gera a multiplicidade de identidades em um individuo.
O autor trabalha a questão da identidade cultural, que, para ele, trata-se principalmente da identidade nacional. Ele faz um paralelo entre a modernidade tardia e como isso afeta a identidade