Resumo ciencias
Fatores bióticos
Relações interespecíficas: São relações entre seres vivos de espécies diferentes. E são: Predação- É uma relação com benefício para um dos seres vivos (predador) em que o outro (presa) é prejudicado (interação +/-). O predador mata a presa para se alimentar.
Competição- É a relação no qual dois seres vivos competem pelos mesmos alimentos, pelo território, luz ou algo que se encontre em quantidade insuficiente para assegurar a sobrevivência de ambos (interação -/-). São designados competidores e prejudicam-se mutuamente.
Parasitismo- É a relação no qual um dos seres vivos é beneficiado (parasita) e o outro (hospedeiro) é prejudicado (interação +/-). O parasita de menor dimensão alimenta-se é custa do hospedeiro. A relação de parasitismo não resulta da morte imediata do hospedeiro.
Cooperação- Relação facultativa em que ambos dos seres vivos intervenientes beneficiam (interação +/+).
Mutualismo- Relação em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam e são largamente dependentes um do outro, embora possam também sobreviver de forma independente (interação +/+).
Simbiose- Relação no qual a associação é obrigatória e indissociável, isto é, a sobrevivência das espécies só é garantida se permanecerem intimamente ligadas (interação +/+).
Comensalismo- Relação no qual um dos seres vivos intervenientes beneficia (comensal) e o outro não é afetado (interação +/0).
Relações intraespecíficas: São relações entre seres vivos da mesma espécie. E são:
Cooperação- Relação facultativa em que ambos dos seres vivos intervenientes beneficiam (interação +/+). Competição- É a relação no qual dois seres vivos competem pelos mesmos alimentos, pelo território, luz ou algo que se encontre em quantidade insuficiente para assegurar a sobrevivência de ambos (interação -/-). São designados competidores e prejudicam-se mutuamente.
Canibalismo- É a relação no qual um sere vivo mata o outro da mesma espécie para se alimentar (interação