Os 3es da Administração
A eficácia é a capacidade de fazer o certo, fazer de primeira, tem relação com alcançar os fins de uma tarefa. É a relação entre resultados pretendidos e resultados obtidos. Está em alcançar metas e objetivos, em um determinado tempo, sem se preocupar com os custos. Este é o nível estratégico ou tático, associado a noção de tempo, metas e o ótimo.
A efetividade é a capacidade de usar os meios certos para se alcançar os fins desejados e visa criar nossos caminhos para as mesmas tarefas. É a busca pela produtividade, qualidade e velocidade, ou seja, combinação da eficiência com a eficácia, do objetivo com o resultado.
Para obtenção da eficiência e eficácia, é indispensável o planejamento, o gerenciamento os recursos humanos, das matérias, dos recursos financeiros, de forma efetiva. O que nos revela mais um nível organizacional, o nível institucional ou estratégico.
Seus conceitos são o impacto, transformação da realidade, sustentabilidade, tudo isso com muito conhecimento.
[...] saber orientar e coordenar o trabalho de seus colaboradores, indicando-lhes o que deve ser feito e também como fazê-lo. O trabalho de gestão é um dos mais importantes, pois o sucesso ou fracasso de um empreendimento está na razão direta das pessoas que o conduzem (CHIAVENATO, 1982, p.1)
Vamos usar o exemplo de uma pessoa que estuda para concursos.
Eficiência seria gastar o menor tempo e dinheiro até passar.
Eficácia obter aprovação no concurso desejado.
Efetividade ser aprovado, otimizando os recursos, e assumir o cargo. Além disso, realizar seus objetivos profissionais e pessoais (sonhos), transformando sua vida, as pessoas e o ambiente.