Resumo Ciencias
Usina Hidrelétrica:
A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica, ou seja é usada na sua casa e em sua vizinhança.
Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades. A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%. O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) é nulo, ou seja, muito pequeno, quase alcançando o zero, que é chamado de nulo, por ser nada.
Embora seja adorada por muitos e não produza poluentes, ela ainda assim acaba causando impactos socioambientais nos rios e lugares perto de onde habita. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes.
Energia potencial gravitacional e cinética:
A energia potencial gravitacional é o oposto da cinética, isso se da ao fato de que (1) a energia potencial gravitacional é quando o objeto esta parado em uma certa altura elevada do chão sendo que(2) enquanto o objeto cai em encontro com a terra, ou a massa que o esta atraindo a energia potencial gravitacional cai fazendo com que (3) a cinética