Estudo Dirigido
QUESTÃO 1:
A) Aos poucos a imigração do Espirito foi estabelecendo números significativos para sua colonização, as origens desses imigrantes se contrapõem conforme os historiadores. Em sua maioria os escravos (índios e africanos), foram usados durante toda a colonização para os serviços braçais, sofreram todo tipo de humilhação e muitos foram submetidos a castigos físicos impiedosos, somente depois da promulgação da lei áurea que a mão de obra passou a ser vinculada juntamente com “trabalhadores brancos”. Sendo assim, uma ideia de superioridade sob os índios e africanos pairou sobre a história, resistindo até os dias atuais, dificultando ainda mais a concretização da verdadeira identidade capixaba, pois ainda existe preconceito em relação a essas raças devido a todo o histórico de humilhação e opressão social sofrida por elas, assim sendo, muitos de seus descendes preferem esconder ou não reconhecer os laços sanguíneos com as mesmas.
B) A cafeicultura por si só foi uma atividade econômica muito promissora, fazendeiros vindos de São Paulo, estabeleceram-se nos vales dos rios Itabapoana e Itapemirim, com expedições compostas por alguns senhores acompanhadas de seus escravos, libertos e alguns índios. O café também deu inicio as correntes migratórias, com origem em Minas Gerais e na então Província do Rio de Janeiro, povoando as bacias dos rios Itabapoana e Itapemirim, porém fazendeiros não vinham sempre instigados pelas correntes, em sua maioria, posseiros participavam atraídos pelas terras devolutas da nova região do café.
C) O processo histórico por que passou o Espírito Santo (colonialismo, tráfico de escravos, produção agrícola, exploração de riquezas e incentivos à ocupação territorial) e que deu origem a suas características culturais explica a ascensão social dos descendentes de imigrantes. Por serem proprietários de terra e explorarem um produto destinado à exportação, por exemplo, o café, e