Desmistificando O ETL

2225 palavras 9 páginas
Revista de Sistemas de Informação

n°. 02 Jul./Dez. 2008

DESMISTIFICANDO O CONCEITO DE ETL
Fábio Silva Gomes da Gama e Abreu- FSMA

Resumo
Este artigo aborda os conceitos de ETL (Extract, Transform and Load ou
Extração, Transformação e Carga) com o objetivo de desmistificar o uso deste recurso como apenas um sub-processo da construção de um DW (Data Warehouse ou Armazém de Dados).
Palavras-chave: ETL, armazém de dados
Abstract
This article discusses the concepts of ETL (Extract, Transform and Load) with the objective to demystify the use of this feature only as a sub-process of building a DW
(Data Warehouse).
Key Words – ETL, Data Warehouse

INTRODUÇÃO
ETL é um tema pouco disseminado nas universidades. Em algumas delas, o aluno se forma sem sequer ter ouvido falar neste conceito.
No entanto, a maioria das universidades ou faculdades – senão todas – que abordam o tema, o fazem como sendo um sub-processo do processo de construção de um DW ou Data Mart.
Não que isto esteja errado, porém não é somente para este fim que o ETL é utilizado. Com isso, o recém formando sai com uma visão limitada do conceito de ETL, o que é ruim para ele e pior ainda para o mercado de trabalho.
O CONCEITO
O processo de ETL (Extract, Transform and Load) destina-se à extração, transformação e carga dos dados de uma ou mais bases de dados de origem para uma ou mais bases de dados de destino (Data Warehouse).
A extração e carga são obrigatórias para o processo, sendo a transformação/limpeza opcional.

Revista de Sistemas de Informação

n°. 02 Jul./Dez. 2008

ETL LECIONADO NAS UNIVERSIDADES
O processo de ETL (Extract, Transform and Load) é o processo mais crítico e demorado na construção de um Data Warehouse, pois consiste na extração dos dados de bases heterogêneas, na transformação e limpeza destes dados, e na carga dos dados na base do DW.
As decisões gerenciais são tomadas com base nas informações geradas pelas ferramentas do tipo front-end. Estas informações são geradas através dos dados

Relacionados

  • Introdução bi
    5676 palavras | 23 páginas
  • Monografia Business Intelligence
    13086 palavras | 53 páginas