TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Aluna: Margareth Figueiredo de Sousa
Professor: Jocelio Brandão Soares
Curso: Educação de Jovens e Adultos - E.J.A.
Pentecoste – 2014
A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições; tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência; um dos objetivos da sociologia é compreender as diferentes sociedades e culturas.
Os resultados da pesquisa sociológica cobrem todas as áreas do convívio humano, desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso. Os maiores interessados na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente são o Estado e a sociedade civil organizada.
A sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa, tendo como tarefa transformar as malhas da rede com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas; ocupa-se, das observações do que é repetitivo nas relações sociais para formular generalizações teóricas; se interessa por eventos únicos sujeitos à inferência sociológica; pesquisa também as estruturas de força e de poder do Estado e de seus membros, e a forma como o poder se estrutura através de microrrelações de forças.
A sociologia surgiu como uma disciplina a partir de fins do século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social. Hoje os sociólogos pesquisam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de instituições