PROJETO INTEGRADOR 3 SEM
PROJETO INTEGRADOR
Professor/Tutor
ADRIANA DUARTE DE S. CARVALHO
ALUNO
JAIR IVAN DA SILVA
RA-1131780
TURMA-DGGP1302BTTA
BATATAIS
2014
CONSTRUÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PÚBLICOS SUSTENTÁVEIS
A ultima reforma administrativa do Estado ficou conhecida como administração publica gerencial e surgiu na segunda metade do século XX, motivado pela busca de meios capazes de enfrentar o desequilíbrio fiscal dos estados devido as funções econômicas e por problemas com as mudanças tecnológicas, financeiras e comerciais que emergiam da globalização. Essa reforma gerencial tinha como objetivo alcançar o cidadão como consumidor dos serviços públicos.
Essa reforma gerencial, no entanto tinha uma forte presença do patrimonialismo na cultura política da administração publica, o que se convive ate os dias de hoje.
Empenhado em mudar o então Presidente da Republica Fernando Henrique Cardoso criou o Ministério da Administração e Reforma do Estado (MARE), tratando de assunto especificamente referente a essa reforma. A administração publica gerencial é baseado em conceitos atuais de administração e eficiência, para poder chegar ao cidadão, que, numa sociedade democrática, é quem da legitimidade ás instituições tornando-se cliente dos serviços prestados pelo Estado.
Essa reforma tem três dimensões:
Institucional legal, que trata da reforma do sistema normativo e legal da administração publica;
Cultural, visando a transição de uma cultura burocrática para uma cultura gerencial;
Gestão publica, que põe em pratica o aperfeiçoamento da administração publica gerencial.
O município de Ribeirão Preto possui um projeto publico sustentável para materiais da construção civil.
O projeto disciplina o sistema para gestão sustentável de resíduos da construção civil e resíduos volumosos do município de Ribeirão Preto e o plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção civil.
Esse decreto existe desde 09 de Outubro de 2008, que tem como finalidade