TCC Acido Retinoico
Tema: Acido retinóico aplicado no envelhecimento facial
Justificativa:
. Esse trabalho visa a importância do ácido retinóico no tratamento do envelhecimento facial, mostrar para as pessoas que desejam realizar o tratamento, quais os benefícios e os resultados que ele proporciona para a pele, se o seu mecanismo de ação sobre o envelhecimento é prejudicial ou favorável para o objetivo final. Mostrar se o ácido retinóico trás uma melhora para peles envelhecidas.
Pergunta da pesquisa
O acido retinóico, contribui para a melhora do envelhecimento facial?
Objetivo Geral
Nosso trabalho tem como objetivo geral,constatar se o acido retinóico proporciona uma melhora para o envelhecimento facial.
Objetivo Específicos
Quais os iteis que compõem o envelhecimento o que vou usar como parâmetro se melhorou ou não?
Revisão de literatura
Segundo Borges (2006) O envelhecimento facial é um mecanismo fisiológico e complexo envolvendo a pele e as estruturas subjacentes,trazendo alterações indesejáveis. Esse fenômeno envolve diferentes fatores, tais como atrofia do esqueleto ósseo ,dos músculos e do tecido subcutâneo, presença de rugas e linhas de expressão e flacidez da pele. Outros fatores também colaboram para esses eventos, como: doenças sistêmicas,hábitos pessoais (álcool, tabagismo, excessiva exposição solar, poluição do ar, erros nutricionais).As alterações que determinam o envelhecimento facial não acompanham, obrigatoriamente, a idade cronológica dos pacientes,sendo encontrados freqüentemente em pessoas relativamente jovens. A hereditariedade, o tipo de pele, os hábitos de vida, as modificações promovidas pelo peso corporal, as doenças e outros fatores podem ser responsáveis pelo aparecimento precoce dos estigmas da velhice.A época ideal para tratar os sinais de envelhecimento facial é aquela em que a flacidez ou as rugas começam a ser perceptíveis.
Para Gomes (2006) o envelhecimento relaciona-se com a perda da capacidade funcional e de