Estrias
1 PROBLEMA DA PESQUISA
Qual a incidência de estrias nos acadêmicos da Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG), do 8º semestre de fisioterapia, do ano 2013?
2 INTRODUÇÃO
A pele ou cútis é o manto de revestimento do organismo, indispensável à vida e que isola os componentes orgânicos do meio exterior. Ela representa 12% do peso seco total do corpo, com aproximadamente 4,5 quilos, e é o maior sistema de órgãos expostos ao meio ambiente. Embora ela represente menos de 15% do peso do corpo, é considerada o maior órgão humano, pois a sua extensão corresponde a uma área de dois metros quadrados. É formada por tecidos de origem ectodérmica e mesodérmica que se arranjam em três camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme. Esta última não é considerada por muitos autores como parte integrante da pele, embora seja estudada dentro do sistema tegumentar (MENDONÇA e RODRIGUES, 2011).
Segundo Borges (2010), a superfície da epiderme é marcada por uma rede de sulcos que a dividem em pequenos polígonos e correspondem a áreas de elevação da epiderme pelas papilas dérmicas. Já a derme, para Guirro e Guirro (2004), é uma espessa camada de tecido conjuntivo sobre a qual se apoia a epiderme, comunicando esta com a hipoderme. A derme está conectada com a fáscia dos músculos subjacentes por uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a hipoderme. Ainda na derme, situam-se algumas fibras elásticas e reticulares, assim como muitas fibras colágenas, sendo suprida por vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos (MENDONÇA E RODRIGUES, 2011). E por fim, a hipoderme, que tem a função de apoiar e unir a pele ao resto do corpo (BORGES, 2010).
A pele quando não possui elasticidade suficiente para acompanhar certos processos de transformação corporal como a gravidez, mudanças bruscas de peso e