Cultura E Subcultura Wagner Jos
A cultura organizacional é construída por meio da interação entre empregados e dirigentes da organização que compartilham algumas coisas (chamados pressupostos, crenças, valores, evidências capazes de conferir certa identidade á organização. Toda empresa tem suas normas e regras, definindo assim como deve ser o comportamento e o relacionamento de seus funcionários no ambiente organizacional.
Convém a todas as organizações, sejam elas de pequeno, grande e médio porte conhecerem a importância que uma cultura exerce no ambiente organizacional e, para isto esta deve ser disseminada a todos os colaboradores de modo a atingir todos os níveis hierárquicos da empresa.
As subculturas são ramificações da cultura mais ampla de uma sociedade. Podem até existir antagonismos entre ambas, mas não como regra e sim como exceção, porque as divergências costumam ocorrer entre subculturas. Isso foi mostrado no exemplo dos gerentes sulistas que não entendiam os hábitos e valores dos vaqueiros nordestinos e no da diversidade de crenças entre a classe média e a operária, embora a cultura de todos eles pudesse ser considerada uma só, a brasileira.
Naturalmente, as mesmas características enumeradas na definição de cultura são válidas para as subculturas, apenas variando seu conteúdo, como o das várias crenças descritas linhas atrás.
Existem, também, ramificações das subculturas que dão origem a "subsubculturas"? Sim, na qual é tomada por base a sucessiva dicotomia da crença sobre o trabalho. Todavia, "subsubcultura" não é usual, tendo sido utilizada apenas por razões didáticas.
Outra pergunta poderia ser feita: como estabelecer o que é cultura e o que é subcultura? A resposta é: depende dos ,interesses do observador. Dessa maneira, pode-se falar em cultura de um país, por exemplo, a brasileira, e subculturas de suas regiões, como a do Nordeste e a do Sudoeste, ou, então, a cultura de urna região e, dentro dela, a subcultura do campo e