estudo dirigido
As principais características das cidades política, comercial / mercantil e industrial;
- Cidade Política: A maior parte da produção (maioria designado ao setor alimentício) e de moradia da população se dava fora das cidades, e se concentravam nos campos. Nesta etapa a cidade era espaço do poder e das festas.
Havia demarcação de limites territoriais e populacionais.
- Cidade comercial/mercantil: Nesta faze as cidades começam se organizar e se especializarem em determinados produções e atividades o que facilitou o inicio das trocas das mercadorias. Inicia-se novas funções sociais como os mercadores e as perdas dos limites territoriais com as novas redes de caminhos para efetuar as trocas e transformações no espaço interno das cidades.
- Cidade Industrial: Nesta faze é bem notável a dominação das cidades em relação aos campos, grande expansão indefinida, começam com as produções de artefatos, desenvolvimento de mercadorias em larga escala (indústrias), grande migração do campo para cidade em busca de trabalho.
O processo de implosão / explosão das cidades, discutido pelo autor;
O autor sita dois movimentos de adensamento e expansão como principais transformações territórios nas cidades dessa época.
A implosão seria a enorme concentração de pessoas, riquezas e atividades que se centralizam nas cidades. Isso tudo acontece devido ao desenvolvimento dos meios de transportes coletivos ( exemplo as hidrovias), implantação das indústrias ao redor das cidades onde tinham fontes de energia para alimentá-las. Novas estruturas urbanas ( forma e função).
Já a explosão citada por Lefebvre, seria o crescimento próprio da população nas cidades e a perda dos limites que separavam o campo da cidade. Devido às descobertas tecnológicas das construções, nessa época começaram a permitir as verticalizações das