Estudo dirigido sobre o SUS
1- Qual era o objetivo principal das campanhas sanitárias implantadas no início do século XX?
R: O objetivo das campanhas sanitárias era principalmente combater as endemias urbanas e, posteriormente, rurais. Fundamentava-se na interposição de barreiras que quebrassem a relação agente/hospedeiro, adotando um caráter repressivo de intervenção médica, tanto nos indivíduos como na sociedade como um todo.
2-Explique o que eram as Caixas de Aposentadoria e Pensões – CAPs. Quais os trabalhadores atendidos? Qual a fonte de financiamento? Quais os direitos concedidos?
R: As Caixas de Aposentadoria e Pensões nada mais eram que um modelo de assistência previdenciária aos trabalhadores. As CAPs de início atendiam aos empregados da estrada de ferro, mais tarde foram estendidas aos portuários e marítimos. Eram organizadas por empresas, e administradas e financiadas pelos empregados e empregadores. As CAPs concediam benefícios de aposentadorias, pensões e prestação de serviços como: assistência médica e farmacêutica aos empregados e seus dependentes.
3-Explique o que eram os Institutos de Aposentadorias e Pensões. Em que se diferenciavam das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs.)?
R: Os Institutos de Aposentadorias e Pensões era uma nova estrutura de previdência social para atender um novo contingente de trabalhadores assalariados que surgiam, principalmente nos setores do transporte e da indústria. O que diferenciava Os IAPs das CAPs era que os IAPs eram organizados por categorias de trabalhadores e não mais por empresas.
4-Quais mudanças ocorreram no sistema previdenciário durante o regime militar?
R: Com o aumento do desemprego e a complicação das condições sociais do Brasil no pós-guerra, houve um aumento significativo de gastos estatais nas áreas sociais, com isso houve uma reorganização da política social internacional, ou seja, começaram a formular um modelo alternativo de seguridade social. A partir daí o