CIRCUITOS ELÉTRICOS
INTRODUÇÃO AOS CIRCUITOS ELÉTRICOS
Nesta aula serão apresentados os modelos que descrevem os principais componentes dos circuitos elétricos e os conceitos a eles associados, bem como as leis fundamentais que governam tais circuitos. Na parte final, estudos de casos são apresentados a fim de ilustrar a aplicação dos conceitos e leis.
Leis básicas de circuitos elétricos
O funcionamento de qualquer circuito elétrico pode ser analisado aplicando-se dois tipos de equações: •
•
Equações descritivas: que descrevem o comportamento individual dos elementos de circuito;
Leis de Kirchhoff: que descrevem as relações entre os elementos de circuito.
As equações de ambos os tipos são normalmente escritas em termos das variáveis tensão e corrente, sendo que as equações descritivas expressas desse modo são conhecidas como características v-i. Cada componente de um circuito elétrico possui uma característica v-i que o identifica plenamente. Note que essa característica corresponde a um modelo abstrato do componente físico real, cujo funcionamento pode ser bem complicado. Freqüentemente, a característica é expressa por meio de um gráfico e, nesse caso, recebe o nome de curva característica. Principais elementos de circuito e suas equações descritivas Os elementos de circuito têm, em geral, a forma de bipolos, ou seja, são dispositivos que apresentam dois terminais. Nesse caso, as características v-i de um bipolo referem-se à tensão entre seus terminais e à corrente que o atravessa, como ilustra a figura abaixo.
Copyright_2001_ALMorelatoFranca.
16
Capítulo 2 – Introdução aos Circuitos Elétricos
Dependendo da profundidade da análise que se deseja fazer, os bipolos podem ser representados por equações descritivas mais simples ou mais detalhadas. No que se segue, os principais bipolos serão descritos através de modelos aproximados, porém suficientes para retratar a essência de seu comportamento elétrico.
Fonte de tensão
As