eletroforese
Esta técnica rotineiramente utilizada em casos de paternidade contestada pode ter também algumas aplicações aparte, como identificação de cadáveres.
As técnicas sofisticadas da medicina e da prática forense permitem que a compreensão crescente do DNA seja aplicada com resultados práticos. Por exemplo, generalizaram-se os testes de DNA para identificar e prever doenças genéticas. Pelo estudo da árvore genealógica das famílias afetadas é possível traçar um quadro das relações genéticas e prever quais os indivíduos em risco que podem depois ser sujeitos a despistagem, em busca de deficiências genéticas. Uma técnica bastante comum recorre a certas enzimas, chamadas endonucleases de restrição, para cortar o DNA em determinados pontos. Os fragmentos são então separados e identificados por sondas de DNA. A este processo dá-se o nome de análise dos RFLP (restriction fragment length polimorfism).
Vários métodos de despistagem podem ser usados para analisar um feto em desenvolvimento em busca de afecções hereditárias como a síndrome de