código de conduta
DIRETORIA DE CURSOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES
PRONATEC- TÉCNICO EM ENFERMAGEM/ AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO SUS – PROFESSORA OSANIA
ESTUDO DIRIGIDO
1) Existe no Brasil um número incalculável de diferentes Sistemas de Informações em Saúde (SIS) voltados à operação de estabelecimentos assistenciais, à gerência de redes de serviços, às estatísticas vitais e à investigação e ao controle de diversas doenças que podem e devem ser usados para o planejamento, por parte do gestor, de intervenções sobre sua realidade sanitária. Assim, o papel da Comissão Intergestores Tripartite – CIT, que conta, no âmbito de sua câmara Técnica, com um Grupo de Trabalho de Informação e Informática em Saúde (GTIIS), cujo esse grupo é composto por representante Ministério da Saúde, do CONASS e do CONASEMS possui algumas funções fundamentais para esse processo. Cite- que funções são essas e destaque a crítica feita por Moraes, 1994 sobre esse aspecto.
2) Quais iniciativas vêm contribuindo para minimizar a desarticulação nos vários setores/órgãos/instituição das informações em saúde?
3) Para que serve a Rede Interagencial de Informação para a Saúde (Ripsa)?
4) A análise da situação de saúde é fundamental para informar a tomada de decisão dos gestores, nas diversas esferas de governo, na medida em que traz evidências relevantes para a elucidação de pontos essenciais à ação. Tornam-se necessários, portanto, dados (que vão gerar as informações) fidedignos e completos. Cite as formas que esses dados podem ser registrados ou levantados.
5) Como podem ser coletados os dados de importância para análise de situação de saúde?
6) O IBGE é responsável pela realização de pesquisas extremamente importantes, como o Censo Demográfico, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e a Pesquisa de Assistência Médico- Sanitária (AMS), descreva resumidamente cada um deles.
7) O Departamento de Análise de Situação de Saúde