Estudo dirigido sobre o Positivismo no Brasil
Progresso” da Bandeira Brasileira.
2. Pesquise sobre o positivismo no Brasil e sua influência na religião, na política e forças armadas.
Respostas:
1.O dístico “Ordem e Progresso” impresso na bandeira brasileira, expressa o pensamento positivista que o Brasil passava na época sob a influência do filósofo Auguste Comte. Por ser uma corrente conservadora os positivistas acreditavam que sem ordem o Brasil não conseguiria progredir.
2.O positivismo no Brasil iniciou-se em 1844 por intermédio de Justiniano da Silva Gomes – lente substituto da Cadeira de Fisiologia na Faculdade de medicina da Bahia. Justiniano apresentou e sustentou a tese de concurso sob o título: Plano e de um curso de fisiologia, onde faz alusão á Augusto Comte. Comte foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX e o criador da corrente filosófica, política e científica de nominada positivismo. Segundo Neto (2003)
“A filosofia positiva ou positivismo corresponde a uma forma de entendimento do mundo, do homem e das coisas em geral: ele entende que os fenômenos da natureza acham-se submetidos a leis naturais, que a observação descobre, que a ciência organiza e que a tecnologia permite aplicar, preferencialmente em benefício do ser humano. As leis naturais existem nas várias categorias de fenômenos, que Augusto Comte distinguiu em sete: há fenômenos matemáticos, astronômicos, físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos.”
Quanto a religião, Augusto Comte criou em 1854 a Religião da Humanidade que busca a espiritualidade plenamente humana. Na religião criada por Comte, diferentemente da religião católica, não há espaço para o sobrenatural, pois, seus fenômenos tem origem e causas na natureza.
O positivismo influenciou a formação científica dos Oficiais e subalternos das Forças Armadas Brasileiras, que passaram a estudar a matemática, física,