Estudo dirigido
1- Faça uma análise e justifique o dístico “Ordem e Progresso” da Bandeira Brasileira?
A expressão ordem e progresso é o lema político do positivismo, é uma forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Augusto Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim. O positivismo possui ideais republicanos, como a busca de condições sociais básicas, através do respeito aos seres humanos, salários dignos etc., e também o melhoramento do país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, moral .
2-Pesquise sobre o positivismo no Brasil e sua influencia na religião, na política e forças armadas?
Foram numerosas as influências do positivismo na organização formal da República brasileira, a separação da Igreja e do Estado; o decreto dos feriados; o estabelecimento do casamento civil e o exercício da liberdade religiosa e profissional; o fim do anonimato na imprensa; a revogação das medidas .
3- De acordo com o texto de Ana Cristina de Souza “Serviço Social e Positivismo” identifiquem as principais influências desta teoria na profissão de Serviço Social.
A principal influencia foi o ideário do pensamento social da Igreja Católica que se dá na gênese da profissão. É uma relação que vai imprimir o caráter apostolado, concebendo a questão social como problema moral e atribuindo intervenções para a priorização da família e indivíduo enquanto solução dos problemas sociais, materiais e morais ou seja, a questão social é individualizada e sua responsabilidade está na organização moral e social de cada indivíduo. e a teoria positivista advém da necessidade de cumprir com as demandas crescentes, de trabalhadores empobrecidos, por bens e serviços. Estes trabalhadores desempregados, fruto do processo de desenvolvimento e acumulação do capital, começam exigir e pressionar o Estado por ações assistenciais. Assim, criam-se instituições assistenciais estatais para intervenção do Estado no processo de reprodução