Estudo dirigido – psicologia organizacional
1.Com base na teoria, o que é a psicologia organizacional?
Psicologia Organizacional é o estudo do comportamento e da subjetividade das pessoas no âmbito das organizações. A Psicologia Organizacional faz parte de uma área da Psicologia e usa seus conhecimentos teóricos e metodológicos. (CAMARGO, 2009, p. 22)
2. Responda, porque estudar Psicologia Organizacional em um curso de Administração?
Com a Psicologia na Administração você estuda o comportamento das pessoas no contexto das organizações, promove e assegura um ambiente saudável e produtivo que visa as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização e fornece meios para que as pessoas e as organizações trabalhem melhor com as mudanças. Por tanto o estudo da Psicologia em um curso de administração é de extrema importância, porque desta maneira o administrador consegue entender o comportamento humano e ajuda as pessoas no trabalho a terem motivações, compreender o processo de treinamento, a eficácia de liderança e tomada de decisão, o planejamento e desenvolvimento do trabalho em grupo, entre outros exemplos.
A história nos fornece parâmetros para entendermos o surgimento da relação entre a Psicologia e a Administração, os momentos mais significativos, alguns exemplos de sua aplicação e as modificações ocorridas ao longo do tempo, possibilitando uma melhor compreensão do campo de ação da Psicologia Organizacional na atualidade (Ver p. 23 do livro-texto).
3. De acordo com a teoria, como foi superado o reducionismo, a lógica instrumental, da concepção de homem nos estudos organizacionais?
4. Qual a relação entre a Psicologia Organizacional e o trabalho do administrador?
O administrador necessita saber lidar com pessoas, pois as organizações – como afirmamos – embora tenham propriedades físicas como edifícios, escritórios e equipamento, são agregados de pessoas que trabalham (ROBBINS, 1999). Gestão de pessoas: esta área da Psicologia