Revestimento de coberturas
Docente: Pedro Romano
Trabalho Realizado Por:
Pedro Esteves…..nº11330
Tânia Palmeiro…nº11604
Fevereiro 2009-2010
Introdução
A cobertura de um edifício tem uma contribuição decisiva para o conforto e o abrigo que o espaço interior deve proporcionar. Um dos factores que concorrem para estas funções de cobertura é o isolamento térmico. De facto, não é possível obter conforto interior sem a função térmica do conforto estar analisada e tratada.
Os revestimentos são uma solução fácil para a reparação de peças expostas à acção de agentes físicos, mecânicos e químicos. Estas devem garantir exigências de segurança, de aptidão ao uso e de conservação das qualidades sejam satisfeitas para que a cobertura tenha um bom desempenho.
Constituição de uma cobertura em terraço
As coberturas têm como função principal assegurar a vedação e estanquidade superior do espaço habitável, garantindo a protecção daqueles espaços dos agentes atmosféricos.
A posição aproximadamente horizontal da generalidade das coberturas em terraço, sob o ponto de vista das acções a que está sujeita (especialmente a dos agentes atmosféricos), torna-as mais susceptíveis aos efeitos desses agentes, já que a sua incidência é feita de forma mais directa e intensa que nos outros elementos da construção.
O correcto desenho de uma cobertura deve considerar todas as necessidades básicas e tratar de as satisfazer em conjunto.
A manutenção de níveis adequados de desempenho das camadas que constituem a cobertura é garantida através da satisfação das seguintes exigências funcionais. Estas podem-se agrupar em três classes fundamentais: exigências de segurança, exigências de habitabilidade e exigências de durabilidade.
No projecto da cobertura plana deve-se ter especial cuidado em cada um dos elementos ou camadas que integram o sistema construtivo, que estão designados pela função que levam a cabo. Na figura seguinte pode-se observar a disposição das diversas camadas