Aprendizagem
1. Diante das teorias apresentadas, o que significa o termo aprendizagem? Quais as principais diferenças no seu significado para as diferentes abordagens da Psicologia?
R: Segundo os psicólogos behavioristas, aprendizagem compreende a experiência que desencadeia a mudança de comportamento. Podemos concluir que a aprendizagem, para os comportamentalistas, se realiza sempre que a atividade de um organismo produz uma mudança relativamente permanente em seu comportamento. (Camargo, 77)
A compreensão do processo de aprendizagem pelo modelo cognitivo compreende o ato ou processo de conhecer que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. Trabalha com representações e com processamento de informações pelo individuo. (Camargo, 78)
As principais diferenças para as diferentes abordagens da Psicologia são: Comportamental e Cognitivo.
Comportamental: apenas uma forma de aprendizagem, que implica em uma associação entre estímulos externos e respostas, nem todo o comportamento são aprendidos. (Camargo, 74)
Cognitivo: aborda com representações e processamento de informações pelo indivíduo, envolvendo a atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. (Camargo, 78).
2. A partir da Teoria Comportamental, como os conceitos de recompensa e punição podem ser aplicados nas organizações?
R: A recompensa, em geral, funciona melhor que a punição. A punição gera comportamento de fuga ou evitação.
A punição leva ao comportamento de fuga ou evitação, portanto se aplicado numa organização, isto leva o empregado a fugir das situações aversivas, contudo isso não é nada eficaz para gerar comportamentos produtivos nos trabalhadores. (Camargo, 77).
A recompensa é dada, quando o funcionário passa a fazer a coisa certa. Exemplo, se um empregado chega seguidamente meia hora atrasado ao trabalho, quando ele chega apenas vinte minutos, podemos reforçar essa melhora