Estudo de caso
Sábado: feito para o homem
Sábado à tarde | Ano Bíblico: Js 5–8 | VERSO PARA MEMORIZAR:“O Filho do Homem até do sábado é Senhor” (Mt 12:8, RC). Leituras da semana: Gn 2:1-3; Hb 4:3, 4; Dt 5:12-15; Ez 20:12; Mc 2:27, 28; 2Pe 3:3-7 No fim do sexto dia, a criação tinha sido concluída (Gn 2:1, 2). O mundo havia sido transformado em um lugar habitável e tinha sido preenchido com criaturas vivas. Adão e Eva foram criados à imagem de Deus e receberam um bonito e bem suprido jardim para habitar. Eles formaram o primeiro casamento e estabeleceram o primeiro lar. Deus estava satisfeito com o que tinha criado. Outra coisa, no entanto, foi acrescentada a esse paraíso: o sábado (Gn 2:1-3).
Gênesis 2 refuta a noção comum de que o sétimo dia é o “sábado judaico”. Por quê? Porque Deus abençoou “o dia sétimo e o santificou” no Éden, antes da queda e certamente antes que qualquer judeu existisse. Além disso, o sábado é um memorial da criação de toda a humanidade (não apenas dos judeus) e, portanto, toda a humanidade deve desfrutar as bênçãos desse dia.
Nesta semana, estudaremos o ensinamento bíblico sobre esse outro presente dado no Éden. Domingo | Ano Bíblico: Js 9–13 |
A criação e o sábado Em Êxodo 20:8-11, o quarto mandamento se refere diretamente à semana da criação. Isso é importante porque aponta para o Éden e para um mundo sem pecado, perfeito, que havia acabado de sair das mãos do Criador. “O sábado não é apresentado como uma nova instituição, mas como havendo sido estabelecido na criação. Deve ser lembrado e observado como o memorial da obra do Criador” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 307). 1. Leia Gênesis 2:1-3. Como o sábado está relacionado com a criação? Como esses versos ajudam a reforçar a ideia de que Deus, de fato, criou nosso mundo em seis dias, ao contrário das longas eras sugeridas pela evolução teísta?
Nesses três versos, é importante notar que se faz referência